Sejam bem vindos ao nosso blog !Somos duas garotas que amam gatos de todos os jeitos !aqui vamos postar sobre as varias raças de gatos e sobre o mundo dos gatos tambem .Uma tem uma gata persa de 11 meses que se chama perola , a outra vai adotar um gatinho . Nos amamos os gatos pq eles sao fofos, meigos, carinhosos,nao fazem muita sujeira e sao ideais para nois pq nos moramos em apartamento ,nao tem tanto perigo deles fugirem .mais em fim nos amamos os gatos e fizemos com muito carinho esse blog pra vcs ficarem sabendo de tudo sobre os gatos !esperamos que gostem!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gato Persa


O Persa de pêlo longo é, sem dúvida, a raça de gatos mais famosa e a mais popular do mundo. É dotado de uma extraordinária variedade de cores e de marcações. Ele serviu, e serve ainda, no mundo todo, para a "produção" de outras raças - por exemplo, o Sagrado da Birmânia, uma variedade de Rex chamada Selkirk e o Pêlo Curto Britânico, dentre outros - com a introdução de novas cores nestas raças e, em alguns casos, melhorias na conformação e formato do crânio.
Uma característica a salientar é que o Persa de Pêlo Longo é extremamente sereno e afetuoso, dando-se muito bem com outras raças e até com cães. Ele também é muito tolerante com as crianças.
Os cuidados com sua pelagem são, provavelmente, o ponto mais importante a ser considerado para os proprietários desses gatos. O Persa de pêlo longo é um companheiro ideal para as pessoas que querem um gato de caráter simpático e que gostam de dedicar algum tempo para os cuidados diários que a sua exuberante pelagem impõe.
Muito provavelmente, o Persa de pêlo longo descende dos Angorás da Turquia, e teria chegado a Europa pelas mãos do explorador italiano Pietro Della Valle, em meados do século XVI.
A primeira descrição precisa da raça aparece no livro de história natural de Georges Louis Leclerc Bufon (1707-1788), e a primeira exposição de felinos foi organizada por Harrison Weir, em 1871, no palácio de Cristal, em Londres, onde participaram a rainha Vitória e o Príncipe de Gales como proprietários e expositores de exemplares Persas. Em 1910, foi criado, na Inglaterra, o "Governing Concil of the Cat Fancy of Great Britain", quando foram estabelecidos os primeiros padrões da raça Persa, sempre ocupando uma posição de destaque dentro da aristocracia Felina.
O persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranqüilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Possuem uma voz doce e melodiosa, quando comparado às demais raças. Muito carinhoso, demonstra nitidamente o apreço pelo seu proprietário.
Extremamente limpo, "foge" de locais sujos e mal cheirosos, e seus hábitos diários são basicamente a alimentação, higiene e cuidados com o pelo, diversão e sesta.
Espirituosos e brincalhões, encontram diversão nos objetos mais simples, e até nas próprias sombras. Seu interesse por diversão não se altera na fase adulta, continuando a brincar e a provocar seu "dono" para que participe da diversão.
Ele pode permanecer por horas deitado no seu lugar favorito na casa, sem que pareça estar prestando atenção ao que acontece ao seu redor, mas sem perder a aura de aristocrata que tantas pessoas admiram. Os Persas adoram carícias, cafunés e todas as expressões de carinho, e raramente mostram suas garras, a não ser quando "amassam" o nosso colo "ronronando" (é uma demonstração de que estão gostando muito da situação).

O Padrão da Raça

Nas últimas décadas, muitos criadores de gatos Persas, através de processos seletivos nos acasalamentos, foram modificando algumas das suas características: forma mais arredondada do crânio, nariz muito mais curto e com posicionamento mais alto, o que provocou um rosto absolutamente achatado e, conseqüentemente, a mudança do padrão nas Exposições.
Para se ter uma idéia da transformação, um "Grande Campeão" dos anos 70 não teria nenhuma chance competindo hoje. A seguir, a descrição do atual padrão do gato Persa estabelecido pelo Cat Fancier's Association (CFA) dos Estados Unidos.

ASPECTO PADRÃO

GERAL

O Persa ideal deve dar a impressão de uma ossatura pesada. Um gato bem equilibrado, com uma expressão doce, linhas suaves e redondas. Os olhos redondos e grandes bem afastados numa grande e redonda cabeça, contribuem para um aspecto global expressivo. A pelagem espessa e longa suaviza as linhas do gato e acentua a aparência arredondada.
CABEÇA
Redonda e volumosa, com grande largura de crânio. Uma face redonda por cima de uma também redonda estrutura óssea, bem posta num pescoço curto e espesso.
NARIZ
Pequeno, achatado e largo, com o topo terminando centrado entre os olhos.
BOCHECHAS
Cheias.
MANDÍBULA
Larga e poderosa.
QUEIXO
Cheio, bem desenvolvido, firmemente arredondado que reflete uma mordida forte.
ORELHAS
Pequenas, arredondadas nas pontas, voltadas para frente, e não excessivamente abertas na base. bem afastadas entre si e posicionadas na parte arredondada e quase na lateral da cabeça.
OLHOS
De cor brilhantes, grandes e redondos, bem afastados um do outro, dando uma doce expressão à face.
CORPO
De tipo curto, com pernas curtas, largo e profundo no tórax, igualmente volumoso nos ombros e ancas, com uma bem arredondada parte traseira. Boa musculatura sem evidências de obesidade. De tamanho grande ou médio. Na avaliação, a qualidade predomina ao tamanho.
PERNAS
Curtas, espessas e fortes. Patas dianteiras retas. Patas posteriores retas quando vistas por trás.
PATAS
Grandes, redondas, e firmes. Dedão do pé na parte traseira da pata, cinco nas da frente e quatro nas detrás.
RABO
Pequeno, mas proporcional ao comprimento do corpo. Sem curvas e num ângulo abaixo do dorso. 
PELAGEM: longa espessa e abundante. De textura fina, brilhante e cheia de vida. Espalha-se por todo o corpo, inclusive os ombros. Uma juba imensa e comprida formando um babador que desce por entre as pernas dianteiras. Tufos longos nas orelhas e no dedão do pé. Pelagem muito cheia
Fonte: dreamsofpersia.vilabol.uol.com.br
Um Pouco de sua História
O Gato Persa, tem seu nome devido a sua origem na Pérsia. Trazido para a Itália por Pietro Della Valle por volta do ano de 1700, não possuía as características atuais. Seu porte físico e sua cara eram mais parecidas com as de outros gatos, porem tinham uma longa e espessa pelagem.
Após aproximadamente um século, iniciam-se suas transformações, em primeiro, com cruzamentos de Persa com Angorás, para tornar sua pelagem longa e espessa, em uma pelagem mais sedosa e fina.
Perto de 1870 um grupo de criadores, começa os cruzamentos seletivos, com trabalhos genéticos, com a finalidade de obter um padrão ideal para a raça.
Hoje em dia, reconhecer um Persa não é muito difícil, porem temos vários padrões e categorias para os Gatos de Pelo Longo, como são chamados na Inglaterra, ( País que para cada cor em conjunto com certas características representa uma diferente raça; em outros paises da Europa e EUA, todos recebem o nome Persa).
No entanto, o temperamento da raça não difere.
O Persa raramente mia e quando o faz, quase não se houve. Calmo, companheiro e extremamente carinhoso, nunca recusa o colo de seu dono , normalmente retribuindo a atenção é caseiro e dorminhoco nunca recusando um afago.
Com este incrível temperamento, muitos consideram o Persa como o companheiro ideal nesta nossa moderna e movimentada sociedade.
Exigindo de seus donos apenas um             cuidado especial com sua pelagem, que necessita de uma escovação regular e banhos freqüentes, alem é claro, de uma boa alimentação, água fresca, uma confortável cama e muito amor.

Padrões da Raça

( Estabelecidos pelas Federações Internacionais de Felinofilia )
Com corpo compacto, maciço e robusto, a cabeça deve ser grande, redonda e maciça com pequenas orelhas bem separadas e com belos tufos de pelos, olhos cor de cobre e brilhantes, bochechas cheias e nariz achatado, curto e posicionado bem na linha dos olhos. Suas patas e cauda são também curtas em relação a seu corpo.
Persas Show : conhecidos como gatos extremados ou top show, estes exemplares possuem todas as características estabelecidas pelas federações, podendo participar de Exposições Internacionais, com grandes chances de obter um bom resultado. Vale ressaltar que cada item julgado tem uma pontuação.
Persas Breeder : são gatos provenientes de uma excelente linhagem, filhos de campeões, nascidos em uma ninhada de gatos Show, porem não possuem as características necessárias para serem um Gato show ( possuem caudas mais longas, nariz um pouco abaixo do recomendado, orelhas um pouco maiores, ) . Porem estes gatos possuem um excelente Pedigree, carregando uma genética muito boa, podendo no futuro gerar filhotes extremados.
Persa Pet : com ou sem pedigree, filhos de pais Persas, porem não possuindo dentro de suas descendências gatos dentro do padrão desejado, em conseqüência, nunca podendo gerar um filhote Show .

Variações de cores

Persas de cores Sólidas : são os Persas tradicionais, nas cores Preta, Azul, Ruiva (Vermelho), Creme, Escama ou AzulCreme.
Bicolores e tricolores : a principal característica pretendida nesta criação, é um V branco invertido sobre os olhos, o que ocorre com mais freqüência nos Ruivos, Pretos e Azuis, assim os que possuem esta característica são muito apreciados
No caso dos Bicolores, temos ainda as cores : Creme e Branco, Lilás e Branco e Chocolate e Branco, todos com os olhos cor de cobre. O colorido cobre em média 2/3 do corpo destes Persas e podem ser para exemplares Machos ou Fêmeas.
Exclusivo para as Fêmeas, temos as cores , Escama de Tartaruga ( Fios Pretos misturados a cor Ruiva e Cinza, muito parecido com um casco de tartaruga ), Azul / Creme, Azul / Creme / branco ( Cálico Diluído ), Escama de Tartaruga / Branco (Cálico Sólido). Nestes exemplares a cor Branca deve ocupar 1/3 de seu corpo e suas manchas devem ter as cores bem definidas.
Nesta categoria, temos ainda os Escama de Tartaruga / Chocolate, e os Persas com manchas coloridas restritas a cabeça e cauda.
Unindo - se todas as cores acima , acrescente a cor Fumaça, assim teremos o reconhecido Persa Bicolor Fumaça.
Fonte: www.clubebrasileirodogato.com.br


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/persa/persa.php#ixzz20BE6yKyj

minha gata tava ai em cima a ultima foto é dela ,ela tava completando 8 meses de vida no dia que eu tirei a foto,kkk!mais tchauzinho ate o proximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário